Massive Brass Attack!
"Um hálito de música ou de sonho, qualquer coisa que faça quase sentir, qualquer coisa que faça não pensar." Fernando Pessoa

Ensemble constituído por jovens talentos instrumentistas de instrumentos de metal e percussão, todos eles estudantes na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo (Esmae) do Instituto Politécnico do Porto, MASSIVE BRASS ATTACK! foi formado no ano de 2011, no quadro da disciplina de colectivo da Esmae. Tem como principal objectivo o desenvolvimento musical dos seus elementos, bem como interpretar e criar obras originais para este tipo de formação, não descurando o trabalho em conjunto com os compositores e solistas de nível internacional, desenvolvendo assim o seu próprio repertório, o seu conceito musical!
Apesar da sua curta existência o ensemble teve como solistas David Kutz, Sérgio Carolino, Steve Rossé, Mike Forbes (todos eles tubistas) e pôde estrear em Portugal obras dos compositores Andreia Pinto Correia, Telmo Marques, Laura Pettigrew e David Dahlgren e Elizabeth Raum (Canadá), Einojuhani Rautavaara (Finlândia), Roland Szentpáli (Hungria), Samuel Barber, John Stevens e Jim Self (EUA), Leif Sundstrup (Austrália) e Thierry Caens (França)!, tendo sido já dirigido por o grande ícone mundial dos metais, o mestre Jim Self, num concerto que ocorreu no Grande Auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) em Junho passado.
O ensemble apresentou-se no 1º Festival Esmae no Teatro Helena Sá e Costa (Porto) na Igreja dos Clérigos nas comemorações dos 250 anos da Torre dos Clérigos (Porto). Estão previstas apresentações no Grande Auditório do Centro Cultural e de Congressos de Caldas da Rainha (CCC), Cineteatro Joaquim D’Oliva Monteiro de Alcobaça, Festival MUSICALIDADES (Fajões) e para 2014 está prevista a sua apresentação na Casa da Música (Porto).
Prepara neste momento o primeiro registo áudio (CD) com obras originais, algumas escritas e dedicadas a Sérgio Carolino e ao ensemble Massive Brass Attack!, pelos compositores Andreia Pinto Correia, Telmo Marques, Daniel Bernardes, Luís Cardoso (Portugal), Howie Smith e Jon Hansen (EUA) David Dahlgren e Laura Pettigrew (Canadá).
O ensemble tem como fundador, diretor artístico e musical, Sérgio Carolino.
O concerto terá como solistas Sérgio Carolino na Tuba e também Nuno Martins no Trombone Baixo.
Parceiros